domingo, 24 de setembro de 2017

O que foi possível aprender com esta pesquisa?


Áreas do conhecimento envolvidas, competências, valores e habilidades 


Áreas do conhecimento envolvidas: Linguagens e Ciências da Natureza

Competência:
ü  Utilizar adequadamente diversas linguagens humanas, sejam verbais ou não verbais;
ü  Atuar em grupo;
ü  Avaliar criticamente dados, situações e fenômenos.

 Atitudes
ü  Preservação e melhoria da qualidade de vida do planeta e de todos os seres que nele habitam;
ü  Postura favorável à aprendizagem, incluindo atenção, concentração, dedicação;
ü  Valorização do uso de recursos tecnológicos como instrumento de aprendizagem;
ü  Estímulo à participação dos colegas nas atividades propostas, priorizando a inclusão de todos;
ü  Cooperação com o grupo nas diferentes atividades propostas.

Valores
ü  Liderança;
ü  Responsabilidade;
ü  Tolerância.

Habilidades
ü  Expressar-se, oralmente, em diferentes situações enunciativas ;
ü  Selecionar os recursos (tipo de vocabulário, pronúncia, entonação, gestos etc.) adequados ao gênero oral produzido e ao seu público (planejar a fala pública);
ü   Decodificar, compreendendo e interpretando diferentes textos;
ü  Planejar a produção oral e escrita de um texto;
ü  Reconhecer e aplicar regras ortográficas;
ü  Apresentar conclusões para a classe ou outros públicos, com base em dados ou informações coletados em pesquisas variadas indicadas pelo professor (apoio da fala no texto anteriormente escrito);
ü  Planejar a produção oral e escrita de um texto;
ü  Utilizar sinais de pontuação e outros sinais gráficos (aspas, travessão, parênteses);
ü  Reconhecer e aplicar regras ortográficas;
ü  Ler textos em situações públicas, ajustando a sua fala;
ü  Pontuar final de frases (ponto, ponto de exclamação, ponto de interrogação, reticências), usando inicial maiúscula;
ü  Desenvolver estratégias de leitura;
ü  Reconhecer a função social da escrita;
ü  Compreender que os seres vivos necessitam da energia obtida através dos alimentos;
ü  Reconhecer a importância do movimento e da prática de esportes para a manutenção da saúde;
ü  Compreender que os animais não conseguem fabricar seu alimento e precisam se alimentar de outros seres vivos;
ü  Reconhecer que os seres humanos são animais e, portanto, precisam de alimentos;
ü  Reconhecer que os alimentos são ricos em nutrientes e que estes fornecem energia e materiais de construção para o corpo;
ü  Compreender que uma dieta equilibrada deve conter todos os tipos de nutrientes em quantidades adequadas para manter a saúde, de acordo com a etapa de desenvolvimento do organismo;
ü  Reconhecer a necessidade da digestão (os alimentos podem ser aproveitados pelo organismo na obtenção de energia);

Pesquisa feita no Caderno de Planos de Trabalho 3:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que foi possível aprender com esta pesquisa?

Áreas do conhecimento envolvidas, competências, valores e habilidades  Áreas do conhecimento envolvidas: Linguagens e Ciências da ...